Biotecnologia2
Biotecnologia
Nome: Kálita Vitória
Turma: 101
Nº 24
Disciplina: Geografia
Tema: Pesquisa Interdisciplinar (Geografia-Biologia)
Data: 27/11/2014
Introdução
A evolução das modernas biotecnologia e engenharia genética resulta em inúmeras consequências para o meio ambiente no qual o ser humano encontra-se inserido, devendo tais atividades a serem submetidas às regulamentações decorrentes do biodireito, que, por sua vez, deve sempre ser implementado através da efetiva observância dos direitos fundamentais. O uso inadequado dessas técnicas cientifica que visam modificar a constituição dos organismos, pode proporcionar danos irreparáveis ao meio ambiente e à saúde humana. Entretanto, a sua utilização correta pode originar enormes benefícios à humanidade, com resultados em áreas como o combate a doenças e o melhoramento na produção alimentos.
Evolução da Biotecnologia
A Biotecnologia pode ser compreendida como o ramo da tecnologia que se ocupa da aplicação de dados da engenharia e da biologia aos problemas decorrentes do relacionamento do homem com o ambiente que o cerca. Deste modo, o conceito de biotecnologia pode incluir qualquer técnica que utilize organismos vivos, ou partes dele, com objetivos de produção ou modificação de produtos, de aperfeiçoamento de plantas e animais e de descoberta de microrganismos para usos específicos.
Com o desenvolvimento de técnicas que permitem a transferência de material genético entre organismos vivos através de meios bioquímicos surgiu uma nova biotecnologia, que se encontra associada à possiblidade de obtenção de produtos e substancias através de técnicas genéticas, e não somente do cruzamento de espécies já existentes na natureza, como ocorria tradicionalmente.
Historicamente a biotecnologia surgiu, quando de forma consciente e deliberada, botânicos através do cruzamento de diferentes variedades de plantas, iniciaram um processo do melhoramento genético. A