Biotecnologia
INSTITUTO DE SAÚDE E BIOTECNOLOGIA
BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA
Alfavaca-cravo
[Ocimum gratissimum L.]
Coari-AM
2012
Christian Castro
Francimilton Rabelo Rodrigues
Alfavaca-cravo
[Ocimum gratissimum L.]
Trabalho solicitado pelo Prof. Dayan Marques, para a obtenção de nota parcial da disciplina de Plantas Medicinais, do curso de biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, do Instituto de Saúde e Biotecnologia do Médio Solimões.
Coari-AM
2012
A espécie Ocimum gratissimum L.
Descrição Botânica
Alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.) pertence à família Lamiaceae (Figura 1), possuindo 30 espécies de ervas que são encontradas em regiões tropicais e subtropicais. Ocimum gratissimum L. é uma planta que possui aroma forte e agradável, popularmente chamado de "alfavacão", "alfavaca" e "alfavaca-cravo" com origem no oriente, subespontâneo em todo o Brasil e do qual existem diversos quimiotipos. Várias espécies de Ocimum são plantas classicamente fornecedoras de óleos essenciais, largamente utilizados como temperos de pratos especiais e aromatizantes de licores e de perfumes finos (LORENZI; MATOS, 2002).
Figura 1. Alfavaca-cravo [Ocimum gratissimum L.].
Fonte: Lorenzi, Harri (2008)
Segundo Corrêa, M.P. (1926), esta planta é um subarbusto aromático, ereto, com até 1 m de altura, possui folhas ovalado-lanceoladas, de bordos duplamente dentados, membranáceas, de 4-8 cm de comprimento. Flores pequenas, roxo-pálidas, dispostas em racemos paniculados eretos e geralmente em grupos de três. Fruto do tipo cápsula, pequeno, possuindo 4 sementes esféricas. Tem aroma forte e agradável que lembra o cravo da índia.
Aspectos Histquímicos
O óleo essencial é uma mistura complexa de substâncias voláteis lipofílicas (metabólitos secundários), geralmente odoríferas e líquidas. Podem ser chamados de óleos voláteis, óleos etéreos ou essências devido a algumas de suas características físico-químicas, como volatilidade,