Biotecnologia
BIOLOGIA MOLECULAR
PROFESSORA: ANA PAULA M. LEBOUTE
Grupo: Aline Cecchin Ferreira; Beatris Borges de Souza; Bruna de Oliveira Rocha; Róbinson Martins Korschner
Biotecnologia na Produção de Alimentos
“Muito antes mesmo que o homem entendesse a biologia, ela já lidava com a biotecnologia”
É, basicamente, a utilização de microrganismos, plantas e animais para o estudo e aplicação em tecnologias com a finalidade de resolver alguns problemas causados pela ação humana ou para criar algum produto útil à humanidade.
E a Produção de Alimentos?
Na produção de alimentos, a biotecnologia pode fornecer meios para o aumento da produção agrícola e agroindustrial pela aplicação do conhecimento molecular da função dos genes... (Takeda & Matsuoka, 2008).
A utilização das técnicas do DNA recombinante, onde se pode isolar, caracterizar e transferir genes, com o objetivo de produzir organismos transgênicos, portadores de características consideradas desejáveis pelo homem (melhor qualidade, aumento na produtividade etc..).
Na formação de plantas mais resistentes a pragas e, portanto, com menor necessidade da aplicação de agrotóxicos, portanto aumenta a produtividade e diminui a poluição ambiental.
Ex: Sementes feijão imune a pragas, café resistente à secas e alface com 15 vezes mais ácido fólico, uma vitamina importantíssima para grávidas, tudo isso produzido por uma empresa estatal, a Embrapa Recursos Genéticos Biotecnologia (Cenargen).
Na produção de bebidas alcoólicas
As leveduras utilizadas na produção de hidromel são normalmente estirpes de Saccharomyces cerevisiae, utilizadas na produção de vinho, cerveja e champagne. Estas leveduras atuam sobre açúcares como a glucose e a frutose, resultando na formação de etanol e dióxido de carbono.
Durante o processo de pasteurização para a fabricação de queijos o leite são aquecidos. Este tratamento térmico e exigido para a destruição de organismos patógenos.
No entanto, tal processo afeta também as