Biotecnologia
Está nova tecnologia pode ser dividida em tradicional e moderna, sendo que na biotecnologia tradicional não ocorre a manipulação genética direta dos seres vivos, já na moderna, se tem a transferência e modificação genética direta (tecnologia do DNA recombinante). Sendo assim essa biotecnologia moderna visa ser uma opção para que se perca a total dependência sobre as inovações do meio químico e mecânico, proporcionando assim um aumento da produtividade, bem como, redução dos custos de produção. Esse avanço na agricultura pode originar o surgimento de novas espécies com resistência a insetos, tolerância a herbicidas, maior qualidade do produto e resistência a vírus, sendo alguns destes exemplos uma realidade vivenciada pelas pessoas nos dias de hoje.
Fontes: http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/8704/biotecnologia-definicao-e-historia http://www.dbc.uem.br/cgtb/cgtb-apres.htm Vantagens da Biotecnologia .
A biotecnologia tradicional e a biotecnologia moderna oferecem à sociedade uma série de importantes vantagens económicas e ambientais:
Nos ajudam a ter uma economia ecologicamente mais estável , usando catalisadores biológicos , que funcionam a baixas temperaturas , e de matérias-primas renováveis .
Diminuem a dependência de combustíveis Fósseis nos Países de clima quente , através da produção e do aproveitamento da energia de biomassa .
Beneficiam a produção de substâncias de valor acrescentado, com fins medicinais e terapêuticos. Deste modo, favorecem não só a criação de novos mercados, como promovem o aparecimento de produtos mais saudáveis e seguros.
Oferecem processos produtivos mais rentáveis que os processos tradicionais e, através do uso de soluções de base biológica, reduzem os custos ecológicos. Fonte