BIOTECNOLOGIA
1) Reconhecer o papel e a importância dos microorganismo na engenharia genética
Associada à biologia molecular, a genética nos permite entender os mecanismos moleculares envolvidos nas diversas funções celulares. O estudo da genética, em nível molecular, é também central no entendimento da variabilidade dos organismos e na evolução das espécies. Muitos dos importantes avanços recentes na agricultura, indústria e medicina são dependentes da biologia molecular e da genética. A compreensão do fluxo informacional nas células possibilitou não só o conhecimento de como se dá o funcionamento normal dos organismos como também de que modo essas funções são alteradas em casos de doença. Os cientistas vêm desenvolvendo métodos de controle de importantes doenças infecciosas, bem como de terapias genéticas para a cura de distúrbios metabólicos, antes considerados incuráveis.
2) Identificar as principais etapas e os elementos necessários para a clonagem de genes
A clonagem molecular tem como finalidade o isolamento de grandes quantidades de genes específicos ou de fragmentos cromossomais puros. Assim, a clonagem tem como estratégia básica a transferência do gene ou da região desejada de um genoma grande e complexo para outro pequeno e mais simples. Ela pode ser divida em três partes:
A) Isolamento e fragmentação do DNA original, que ocorre por meio de enzimas de restrições
B)Ligação dos fragmentos de DNA em um vetor de clonagem, que ocorre por meio da enzima DNA ligase. Esse vetor, geralmente, é derivado de plasmídeos ou vírus, e são usados para permitir a recombinação de um DNA exógeno em um sítio de restrição que clive o vetor sem afetar sua replicação.
C)Introdução e manutenção em um organismos hospedeiro. Nessa fase a molécula de DNA recombinante criada é introduzida em um organismos hospedeiro onde pode se replicar. A transferência para um hospedeiro origina uma mistura de clones.
Resumidamente: o isolamento de um gene específico ou de uma região