Biotecnologia
Os termos “terapia biológica” e “imunoterapia” se referem aos tratamentos que utilizam elementos do sistema imune no combate às doenças.
São aplicadas na prevenção de infecções virais, bloqueio de IgE (asma alérgico), inibição de inflamações (artrite reumatoide, doença de Crohn, psoríase), tratamento de esclerose múltipla e outras doenças autoimunes (lúpus), diversos tipos de câncer etc.
VACINAS TERAPÊUTICAS
As vacinas terapêuticas visam o tratamento dos indivíduos já infectados. O objetivo é aumentar a imunidade do organismo, para que este possa eliminar as células cancerosas.
Uma das primeiras terapias complementares do câncer, ainda usada atualmente, é a inoculação com a vacina BCG (bacilo de Calmette e Guérin), para estimular no paciente uma reação imunológica de tipo celular, que se estende às células cancerosas.
TERAPIAS GÊNICAS
Terapia gênica é o tratamento baseado na transferência de material genético.
A terapia gênica consiste na inserção de genes funcionais em células com genes defeituosos para substituir ou complementar os genes causadores de doenças
São utilizadas para o tratamento de doenças adquiridas, como AIDS, neoplasias malignas e doenças cardiovasculares, mais do que para doenças hereditárias.
Engenharia Genética
O progresso da engenharia genética permitiu a produção de proteínas recombinantes e, consequentemente, de novas terapêuticas. No paciente de câncer, por exemplo, a atividade imunológica é reforçada com citoquinas, moléculas moduladoras da comunicação celular, tais como o -interferon e a interleuquina IL-2. A produção de elementos sanguíneos, afetada pelos tratamentos quimioterápicos e/ou radioterápicos, é incrementada com fatores estimulantes do crescimento celular (CSF, eritropoietina).
ANTICORPOS MONOCLONAIS
Anticorpo monoclonal que reduz a resposta imune, evitando a rejeição aos transplantes.
IMUNOTERAPIA
Terapia aplicada para a prevenção de infecções virais, bloqueio