Biotecnologia marinha
Introdução
A biotecnologia tem sido definida como a aplicação de organismos vivos, ou porções deles, na obtenção de produtos e processos úteis ou convenientes para a humanidade.
Introdução
A divisão é feita em 4 setores:
Biotecnologia Verde Biotecnologia Azul Biotecnologia Branca Biotecnologia Vermelha humano
-> -> -> ->
Agropecuária Habitats Aquáticos Processos industriais Consumo e tratamento
O que é Biotecnologia Marinha?
É uma área que consiste na aplicação de ciências biológicas em processos industriais que visam o melhoramento de produtos para o beneficio do homem. No caso da biotecnologia marinha, os recursos naturais têm origem no mar.
Biotecnologia Marinha
Por que é tão importante?
Os mares e oceanos contêm uma enorme fonte de diversidade biológica, genética e química. São conhecidas mais de 300 000 espécies de plantas e animais, das quais uma pequena percentagem já resultou na caracterização de mais de 12 000 novos compostos químicos.
Biotecnologia Marinha
São ainda descobertos novos produtos de origem marinha com aplicações:
- Farmacêuticas (novos antibióticos, substâncias antiinflamatórias e antitumorais); - Cosmética; - Agricultura; - Enzimas industriais (indústria do papel, por exemplo); - Suplementos nutritivos; - Biomateriais para implantes; - Reagentes para investigação molecular.
Um dos exemplos é a discodermolide, proveniente de esponjas chamadas Discodermias, e é usada para tratamento de células cancerígenas.
Células não tratadas com discodermolide.
Células tratadas com discodermolide.
Aplicações
Por serem imóveis, corais, gorgônias e ascídias, além das algas, precisam proteger-se produzindo metabólitos secundários que são tóxicas para os predadores.
Produtos extraídos de esponjas são atualmente estudados no tratamento de tumores, artrite reumatóide e, mais recentemente, AIDS.
Portugal e a Biotecnologia Marinha
Por ser localizada num ponto