Biotecnologia Energética
BIOLOGIA
4º BIMESTRE
TURMA 3006
PROFª
ROSANGELA GONÇALVES
BIOTECNOLOGIA ENERGÉTICA
Obtenção de energia alternativa, através da água.
OBJETIVO GERAL
Mostrar a sociedade que existem milhares de maneira de captar energia alternativa através da água do nosso planeta, de formas sustentáveis que não traga nenhum tipo de poluição para a água enquanto a usamos para gerar a energia de que tanto precisamos.
INTRODUÇÃO
Um tipo de captação de energia alternativa que ainda está longe dos olhos da população brasileira, mas que no Ceará já está em teste. A energia alternativa gerada pela força das ondas do mar. A energia das ondas provém do aproveitamento das ondas oceânicas. É uma energia “limpa”, isto é, sem quaisquer custos para o meio ambiente.
A energia das ondas é uma fonte de energia renovável que resulta da transformação da energia contida nas ondas marítimas em energia elétrica. É uma tecnologia recente e ainda em fase de desenvolvimento.
Embora ainda seja um tipo de recurso incipiente em sua utilização no mundo, o potencial energético contido nos oceanos apresenta-se como uma alternativa promissora para a geração de energia elétrica, o que justifica a necessidade de estudos sobre o aproveitamento desse recurso, especialmente na costa brasileira. O potencial energético global atribuído à energia das ondas é da ordem de 2 TW5, sendo equivalente à potência elétrica média anual consumida mundialmente.
DESENVOLVIMENTO
A primeira usina de ondas da América Latina funciona no porto do Pecém, a 60 quilômetros de Fortaleza e foi lançada oficialmente durante a Rio+20. Para os pesquisadores, o local é um laboratório em escala real onde serão ampliados os horizontes da produção energética limpa e renovável.
O potencial é grande, asseguram. O litoral brasileiro, de cerca de 8 mil quilômetros de extensão, é capaz de receber usinas de ondas que produziriam 87 gigawatts. Na prática, de acordo com especialistas da Coppe, que