2014
A Biotecnologia é a aplicação de organismos vivos e biomoléculas em processos tecnológicos para obtenção e desenvolvimento de produtose serviços. Conhecimentos das áreas de Química, Bioquímica, Microbiologia, Genética, Biologia Molecular e Engenharia são utilizados na aplicação da Biotecnologia, requisitando profissionais capazes de inter-relacionar esses conhecimentos multidisciplinares para atuar com competência nesse mercado da biotecnologia, que além de oferecer excelentes perspectivas futuras, já no presente gera empregos e investimentos.
A Biotecnologia mantém estreita relação com a sociedade, pois os avanços biotecnológicos trazem benefícios a diversos aspectos da nossa vida e da nossa relação com a natureza, atuando na busca de solução para problemas sociais como a fome, a crise energética, o tratamento de doenças e a poluição ambiental. Na Indústria Farmacêutica, a Biotecnologia permite implantar processos para obtenção de medicamentos como antibióticos e hormônios para tratamentos, vacinas para prevenção de doenças, anticorpos e enzimas para diagnóstico e desenvolvimento de terapia gênica. Na área de Alimentos, a Biotecnologia atua desde o plantio de sementes geneticamente modificadas até a utilização de microrganismos na produção de alimentos e bebidas como laticínios, cervejas e vinhos. Na área Ambiental, a Biotecnologia tem atuado sobre vários problemas ambientais, sendo aplicada na recuperação de solos, purificação de águas, tratamento de resíduos e busca de novas formas de energia. A Biotecnologia gera oportunidades para países como o Brasil, que tem ampla biodiversidade e que com competência vem desenvolvendo processos biotecnológicos para a obtenção de fontes de energia limpa e reciclável, como o álcool obtido de cana-de-açúcar e o biodiesel obtido de oleaginosas.
São atribuições dos Biotecnólogos (Bacharel em Biotecnologia) pesquisar novos tipos de culturas e variedades de plantas mais resistentes, pesquisar a utilização de