biotecnologia da soja
CURSO: BACHARELADO EM AGRONOMIA
INICIAÇÃO À AGRONOMIA
Rogério Soares
BIOTECNOLOGIA DA SOJA
Picos-PI
ABR/2013
Rogério Soares
BIOTECNOLOGIA DA SOJA
Trabalho de pesquisa apresentado á Universidade Estadual do Piauí - UESPI, como pré-requisito para a obtenção denota na disciplina Iniciação á Agronomia
Picos-PI
ABR/2013
INTRODUÇÃO
O termo biotecnologia vem se estabelecendo numa importante ferramenta para a ampliação de novas variedades de plantas e no estudo da genética dos mais diversos organismos. Em 1994, houve o início no Brasil de um programa de observação visando a agregação de técnicas de biotecnologia nas áreas de melhoramento genético da soja, fixação biológica do nitrogênio, ecofisiologia, fitopatologia, entomologia, entre outras.
Soja transgênica é um nome genérico empregado para se mencionar a soja que contém um ou mais genes transferidos por meio do processo de transformação genética. Tais características desta soja se modificam, de acordo com o gene que foi inserido. Existe soja resistente a insetos, resistente a herbicidas, com elevado conteúdo de ácido oléico (bom para a saúde), etc.
Atualmente existem laboratórios especializados em biotecnologia das plantas e do solo, que através das técnicas de biologia molecular, estudam a análise genética do DNA de bactérias e de genes expressos em folhas e raízes da soja. Em um futuro não tão distante, a identificação das propriedades expressas em plantas submetidas a condições de estresses, como o déficit hídrico e a presença de fungos e nematóides, por exemplo, será uma ferramenta importante para o programa de melhoramento genético de soja. Além disso, o seqüenciamento do DNA de famílias de bactérias do solo, como o bradirizóbio, aceita conhecer e eleger mais rapidamente as bactérias mais eficazes na fixação biológica do nitrogênio.
CONTEXTUALIZAÇÃO