Biossintese de carboidratos
1332 palavras
6 páginas
ssinUtilização de Energia para processos Biossintéticos. Processos de síntese biótica são ações nas quais são construídos os componentes químicos essenciais para a existência de uma célula. Nota-se que os microrganismos requerem uma grande diversidade de nutrientes para atender suas necessidades energéticas. Isso reflete nas suas grandes capacitações biossintéticas. Como exemplo, muitos seres autotróficos sintetizam toda a sua maquinaria constitutiva partindo-se de moléculas inorgânicas. Entretanto, alguns precisam de nutrientes de mais simples utilização como carboidratos e vitaminas, um exemplo seria a Escherichia Coli. Tal bactéria pode se desenvolver em um ambiente detentor somente de glicose e poucos compostos inorgânicos, incluindo uma fonte de sulfato de amônia. Deste ambiente tido como inóspito, a bactéria pode produzir: substâncias nitrogenadas, como proteínas e ácidos nucleicos, polissacarídeos complexos e fosfolipídios. A via para a produtividade dessas substancia podem ser resumidas em três eventos episodicamente essenciais: 1- As vias se iniciam pela síntese de compostos catalizadores de reações de síntese de compostos mais complexos. 2-Enzimas são ativadas pela energia do ATP. Essa energia medeia ligações covalentes entre as unidades estruturais a serem formadas. 3- As unidades estruturais são ligadas mutuamente de modo que haja formação de substancias mais complexas, como proteínas e polissacarídeos.
Biossíntese de carboidratos. Os micróbios formam carboidratos por intermédio de diversas dinâmicas, como é mostrado pela seguinte relação:
Dióxido de carbono
Triose
Pentose Nucleotídeos Polissacarídeos DNA E RNA Celulose amido
Certas espécies de microrganismos são autotróficas, ou seja, capazes de produzir seu próprio alimento, para isso utilizam-se do dióxido de carbono atmosférico, convertendo-o em uma molécula biologicamente ativa. Processo denominado de fixação