Biossegurança
Paulo Henrique Vitorino Silveira
Docente: Dra. Ivanildes Solange da Costa Barcelos
Biomedicina/ 1º período
• Nível de Biossegurança 1 e 2 (NB- 1 e 2)
Introdução
• A Comissão de biossegurança em saúde (CBS) trabalha com o objetivo de definir estratégias de atuação, avaliação e acompanhamento das ações de biossegurança no âmbito de sua competência.
• Existem quatro níveis de biossegurança, denominados
NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, os níveis estão relacionados aos requisitos crescentes de segurança, quando não se conhece o potencial patogênico deve ser realizada uma análise de risco para estimar o nível de contenção.
Nível de Biossegurança 1
• É o NB necessário ao trabalho que contenha agentes biológicos da classe de risco 1, nível básico de contenção, fundamenta na aplicação das boas práticas de laboratório, na utilização de equipamentos de proteção e na adequação das instalações com ênfase em indicadores de Biossegurança.
Procedimentos Padrão de Laboratório
Acesso ao laboratório deve ser controlado e permitido mediante autorização, não sendo permitido o acesso de crianças e animais.
O laboratório deve apresentar áreas de circulação. Na porta de acesso ao laboratório devem ser afixados o símbolo internacional de risco biológico.
Todos os procedimentos, devem estar descritos e devem ser de fácil acesso e do conhecimento dos técnicos envolvidos em sua execução. Os profissionais devem lavar as mãos antes e após a manipulação de agentes biológicos de risco e antes de saírem do laboratório.
São proibidas as atividades de comer, beber, fumar, e aplicar cosméticos nas áreas de trabalho do laboratório.
Recomenda-se a não utilização de cosméticos e adereços no laboratório. É proibido levar qualquer objeto à boca no laboratório.
No laboratório, os materiais perfurocortantes devem ser manuseados cuidadosamente, sendo expressamente proibido o esvaziamentos desses recipientes para o seu reaproveitamento.
As agulhas usadas