TRABALHO DE SEMIN RIO
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
SEMINÁRIO INTEGRADO
MAICON LOPES
SANTA ROSA
2015
MAICON LOPES
QUAIS OS MEDOS EXISTENTES NO SER HUMANO E SEUS EFEITOS
PROJETO DE PESQUISA
Projeto de Pesquisa apresentado à Escola Estadual de Educação Básica Cruzeiro, como requisito parcial para avaliação do Componente Curricular Seminário Integrado.
Orientadora: Professora Aline
Santa Rosa
2015
PROJETO DE PESQUISA
1-TEMA
Medo
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Quais os medos existentes no ser humano e seus efeitos.
2-PROBLEMA
O que o medo causa no ser humano e que efeitos provocam?
3-HIPÓTESES
São várias as expressões utilizadas para descrever um estado emocional desagradável de apreensão ou tensão, e que pode vir acompanhado de sintomas fisiológicos como, por exemplo, sudorese, palpitações, tremores entre outros. Medo e ansiedade são as expressões que se ouvem com mais frequência e apesar de serem considerados sinônimos, o que as difere é a existência.
4-JUSTIFICATIVA
O Medo na vida das pessoas, identificando as possíveis causas e os tratamentos mais adequados para amenizar o sofrimento dos indivíduos que convivem com o excesso de medo em suas vidas
5-OBJETIVOS
5.1 OBJETIVOS GERAL
Analisar a importância do tratamento contra cada tipo de medo, existente no ser humano.
5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Pesquisar os tipos de medo que existem na sociedade em geral, que proporciona alerta a convivência para com o meio social.
6-REFERENCIAL TEÓRICO
6.1 MEDO
Após análise das referências bibliográficas, percebe-se uma unanimidade entre os autores Bauman (2008), Mira Y Lopéz (1998), Wesiack (1999) e Barros Neto (2000), quando o assunto é a presença do medo na vida das pessoas. O medo é um sentimento que toda criatura viva em algum momento da vida experienciou. Tanto humanos quanto animais de uma forma ou outra tem contato com esse fenômeno psicológico denominado “medo”. Afinal porque sentimos medo, ele é