Biossegurança no centro cirúrgico
CENTRO CIRÚRGICO
BIOSSEGURANÇA
CENTRO CIRÚRGICO
O QUE É BIOSSEGURANÇA ?
São regras gerais que objetivam a preservação da saúde dos profissionais, da coletividade e do ambiente, além da integridade do paciente.
RISCOS X PERIGO
“Risco é a probabilidade ou chance de lesão ou morte” (SANDERS & MCCORMICK, 1993).
“Perigo é uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte” (SANDERS & MCCORMICK, 1993).
“Um perigo é um agente químico, biológico ou físico (incluindo-se a radiação eletromagnética) ou um conjunto de condições que apresentam uma fonte de risco mas não o risco em si” (KOLLURU, 1996).
AGENTES DE RISCO
“Entende-se por agente de risco, qualquer componente de natureza física, química, biológica que possa comprometer a saúde do homem, do ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos”.
TIPOS DE RISCO * FÍSICOS * Temperatura * Ruídos * Radiações
* QUÍMICOS * Gases * Líquidos * Pó
* BIOLÓGICOS * Bactérias * Vírus * Secreções * Sangue
* ERGONÔMICOS * Postura * Repetitividade * Esforço Físico
* ACIDENTES * Manipulação * Armazenamento Equipamento Inadequado
RISCO FÍSICO
São representados por fatores ou agentes existentes no ambiente de trabalho que podem afetar a saúde dos trabalhadores, como: ruídos, vibrações, radiações, frio, calor, pressões anormais e umidade.
RISCO QUÍMICO
São identificados pelo grande número de substâncias que podem contaminar o ambiente de trabalho e provocar danos a integridade física e mental dos trabalhadores, a exemplo de poeiras, fumos névoas, neblinas, gases, vapores, substâncias, compostos ou outros produtos químicos.
RISCO BIOLÓGICO
Estão associados ao contato do homem com vírus, bactérias, protozoários, parasitas, bacilos e outras espécies de microorganismos.
MAPA DE RISCO