Trabalho Centro Cir Rgico 6 4 15
Introdução 2
Biossegurança no Centro Cirúrgico 3
Riscos biológicos 3
Fontes de contaminação em Centro Cirúrgico 3
Registro de acidente de trabalho 4
Precauções padrão 5
Centro Cirúrgico Ambulatorial 6
Área física do Centro Cirúrgico Ambulatorial 6
Área física do Centro Cirúrgico 6
Planta física de um Centro Cirúrgico 7
Materiais de uma sala de cirurgia 8
Material Esterilizado 8
Montagem e desmontagem da sala de Cirurgia 8
Explicação das imagens 10
Conclusão 11
Referências Bibliográficas 12
Introdução
A biossegurança é uma ciência voltada para o controle e minimização de riscos que são consequência da prática de diferentes tecnologias, seja em áreas hospitalares, laboratoriais, ou até mesmo quando aplicadas ao meio ambiente.
Refere-se ao conjunto de ações consideradas seguras e adequadas à manutenção da saúde do profissional, preservação do meio ambiente e qualidade dos resultados ao executar atividades que gerem algum risco de contrair doenças, e principalmente, que visam evitar a exposição do profissional a agentes infecciosos, tóxicos e radioativos.
No Centro Cirúrgico, o conhecimento dos riscos que ali são mais frequentes, bem como a sua repercussão sobre as pessoas em geral, pode contribuir com o planejamento da assistência a ser prestada ao paciente, determinando normas e rotinas específicas.
Biossegurança no Centro Cirúrgico
Em ambiente hospitalar, risco se refere às condições de um fator com potencial necessário para gerar danos, os quais podem ser lesões a pessoas, danos a equipamentos e instalações, danos ao meio ambiente, perda de material em processo ou redução da capacidade de produção, ou seja, expressa a probabilidade dos fatores citados ocorrerem em determinado período de tempo.
De acordo com a NR-9 da Portaria nº3214/78 (Ministério do Trabalho e Emprego – MTE), os riscos de acidentes podem ser classificados em:
Químicos: Relacionados com soluções químicas utilizadas e os seus aerosóis – poeiras do ambiente físico ou que sejam geradas