água e doença
A Biossegurança tem o objetivo de prevenir e/ou, minimizar os riscos inerentes às profissões das áreas da saúde e abrangem diretrizes, princípios, estratégias aos serviços oferecidos. O ambiente hospitalar é um local que oferece muita exposição dos profissionais da saúde e demais trabalhadores aos riscos de contaminação apresentando um grande problema no que se diz respeito à saúde pública.
O trabalho traz a importância da biossegurança, os riscos ambientais que os trabalhadores estão expostos no mapeamento de riscos do centro cirúrgico de um hospital particular da cidade de Criciúma – SC e a reflexão sobre a importância do uso de EPI e os riscos iminentes pela ausência dos mesmos, discutindo ainda o motivo pela não adesão dos profissionais.
2. BIOSSEGURANÇA
Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes ás atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do ambiente ou qualidade dos trabalhos desenvolvidos de biossegurança.
2.1 Definição:
A biossegurança define-se a um foco de atenção retomada ao ambiente ocupacional e amplia-se para a proteção ambiental e atualidade. Outra definição, baseada na cultura e da medicina do trabalho é encontrada em Costa (1996), onde aparece "conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes em ambientes biotecnológicos". Está centrada na prevenção de acidentes em ambientes ocupacionais. Outros apontam para "os procedimentos adotados para evitar os riscos das atividades da biologia". Embora seja uma definição vaga, subentende-se que estejam incluídos a biologia clássica e a biologia do DNA recombinante.
Estas definições mostram que a biossegurança envolve as relações tecnologia/risco/homem. O risco biológico será sempre uma