Biosfera
Resumo final
Produtos transgênicos são organismos geneticamente modificados, tais mudanças são feitas pela transferência de um ou mais genes responsáveis por determinada característica de um organismo para outro organismo ao qual se pretende incorporar esta característica. Tal característica incorporada em um organismo é assim imposta porque o ser humano acredita que precisa melhorar o organismo, na visão desse, melhorar seria tornar o organismo mais resistente a outros organismo e/ou obter genes diferentes para criar outra espécie.
Uma das melhorias que o ser humano acredita que precisa impor a nossos já existentes organismos seria em plantações, para que estas fiquem mais resistentes a pragas através da implantação de genes das próprias pragas. As plantas modificadas acabam ficando mais fortes em relação a pestes, obrigando o agricultor a utilizar inseticidas e agrotóxicos cada vez mais fortes e prejudiciais à saúde tanto humana como animal. Pois, com o aumento da quantidade de agrotóxicos usados, aumenta também os resíduos no organismo.
O aumento da produtividade agrícola seria outro ponto onde o ser humano acha que é necessário mudar, para perder menos tempo de produção. Porém, a produtividade dos transgênicos não é superior à dos convencionais e orgânicos, e a semente é mais cara por conta dos royalties a serem pagos, o que aumenta o custo de produção. Logo, o custo/benefício de plantações geneticamente modificadas acaba diminuindo.
Plantações geneticamente modificadas seriam a solução da fome no mundo? Não. Muito se engana quem acredita neste fato, pois a produção, como já havia dito, não é superior a produtos convencionais e tais plantações custam mais caro, não alcançando o objetivo de sanar a fome no mundo. Vimos no documentário Home, que a fome no mundo vai muito além de grandes produções agrícolas. Um exemplo disso é o próprio Brasil, onde produz intensamente os grãos de soja e ainda