Biosfera
A diversidade de características que existe nesses ambientes se traduz na diversidade de espécies e na quantidade de seres vivos que habitam determinadas regiões. Por exemplo nos extremos superior e inferior da biosfera conseguem viver. As condições ambientais mais favoráveis estão nos limites intermediários dessa faixa.
Devido a essa interação entre seres biótopo da biosfera, percebemos que essa camada do nosso planeta é modificada o tempo todo, tornando-a um espaço heterogênio.
A posição do nosso planeta com relação ao sol fornece condições únicas propícias para a existência da vida, pelo menos da forma como nós a conhecemos e percebemos. A biosfera fornece as condições de uma verdadeira estufa (daí o nome do fenômeno efeito estufa), uma vez que permite a união ideal entre temperatura e água de forma constante e em quantidade ideal para a manifestação das diversas formas de vida animal e vegetal.
Biosfera: esse termo está relacionado aos componentes abióticos do nosso planeta que são:
A hidrosfera que é o espaço ocupado por água (hidro). Os oceanos, mares, lagos, rios e geleiras que estão acomodadas sobre a litosfera. Abaixo do solo estão os lençóis freáticos que estão localizados desde poucos a milhares de metros subterrâneos.
A litosfera é a camada sólida que reveste a Terra. É formada por uma grande variedade de rochas(litos) que em sua maioria está coberta por solo e outros depósitos de sedimentação.
A atmosfera é o espaço formado por gás(atmos). É constituída por nitrogênio(78%), oxigênio(21%), gás carbônico(0,03%), gases nobres e vapor d’água. É a camada de gases que está sobre a litosfera e a hidrosfera, envolvendo toda a superfície terrestre.
De um lado, a atmosfera com seus elementos, incluindo a camada de ozônio nos protege