Biosfera
Unidade 0 - Diversidade na Biosfera
1) Biosfera
A terra não é só o terceiro calhou a contar do Sol. A terra é um planeta muito particular. Ate ver, é o único planeta que alberga vida e que alberga vida e que possui uma geodinâmica ativa. Ora o que vamos estudar na Biologia, não é mais que vida e a sua grande e maravilhosa complexidade.
Quando falamos de biologia, associamos este termo ao subsistema terrestre a Biosfera que é o subsistema que inclui o conjunto das regiões da Terra onde existe vida. Dito, por outras palavras, a biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas existentes no nosso planeta. É um ecossistema global.
Mas afinal o que é a vida?
Toda a vida esta centrada numa minúscula estrutura – a célula. A vida evolui devido ao desenvolvimento desta. Podemos concluir que a célula é a unidade fundamental da vida. A célula em si, pode ser dividida em unicelular e multicelular.
Uma das características do Mundo vivo é um elevado nível de organização. A organização biológica assenta numa hierarquia de níveis estruturais de complexidade crescente. A biosfera é o nível mais inclusivo da hierarquia da organização biológica, que se encontra resumida no esquema seguinte:
Átomo – Molécula – Célula – Tecido – Órgão – Sistema de órgãos – Organismo – População – Comunidade – Ecossistema – Biosfera.
O Ecossistema é formado pelo conjunto de todos os organismo, de uma determinada área geográfica, e pelas interações que esses organismos estabelecem entre si e com o meio abiótico (água, luz, solo) que os rodeia.
A Comunidade é o conjunto de todos os organismos de todas as espécies que habitam uma determinada área. Uma comunidade é formada por populações.
A População é um grupo de indivíduos de uma determinada espécie.
Espécie é um conjunto de organismo com características morfológicas semelhantes, capazes de se reproduzir e originar descendentes férteis.
Um ecossistema é formado por componentes