Biosegurança Aplicada a Procedimento de Moldagem
Biossegurança é o conjunto de ações voltado para prevenção, visando minimizar ou eliminar os possíveis riscos á atividade.
Nos Trabalhos e Procedimentos realizados em clinicas e laboratórios odontológicos, como também a má manipulação das moldagens se Torna um fator de Risco, Não só para o paciente como também para o cirurgião Dentistas e auxiliares.
Portanto é imprescindível que o cirurgião-dentista, técnicos e auxiliares adotem medidas de controle para prevenir possível contaminação cruzada durante todas as etapas clinicas e laboratoriais do tratamento protético. Biossegurança-Objetivo
• Diminuir os riscos de contaminação que poderão atingir pacientes, técnicos, cirurgiões e auxiliares. Protése Dentária:
Moldagem
Nos Procedimentos clínicos: Os cirurgiões-dentistas, técnicos em prótese e auxiliares atuantes, estão expostos a vários riscos de infecção cruzada por microrganismos patogênicos contidos no sangue, na saliva e normalmente encontrado nos moldes, modelos de gesso, registros e trabalhos protéticos.
A contaminação cruzada por meio das próteses tem sido motivo de grande preocupação. Muitos métodos estão sendo usados como:
As Próteses recebidas dos laboratórios devem ser lavadas e desinfetadas no consultório antes de entrarem em contato com o paciente devido a todos os vetores de contaminação presentes no laboratório; como também a esterilização das próteses, realização de um aquecimento nas soluções desinfetantes (Hipoclorito de sódio, 37º).
Apesar do uso destes métodos ainda é difícil chegar a um método eficaz de controle das doenças infectocontagiosas. Por este motivo, Que causa Grande Preocupação a ADA (Associação Dental
Americana) salientaram a importância da limpeza e desinfecção das próteses em suas normas.
CURIOSIDADE!!Todo o trabalho de prótese dentaria recebido dos consultórios odontológicos devem ser considerado contaminador, assim sendo os técnicos em próteses