Bioquímica
Amanda França;
Amanda Louize;
Ana Carolina;
Ana Cecília;
Ana Clara;
Ana Luíza;
Beatriz Rodrigues;
Fernanda de Souza;
Isabella Campolina;
Isadora Melo;
Lorena Diniz;
Rafaela De Moro;
Talita Mayara;
Vinícius Expedito;
Williantom Marcelino.
Profa. Orientadora: Nívea Neves
QUESTÃO 01
“Nos processos bioquímicos realizados no nosso organismo ocorrem reações chamadas endergônicas e outras exergônicas. Explique cada uma delas. Por que normalmente essas reações acontecem de forma interconectada no organismo?”
ANÁLISE: QUESTÃO 01
Reações exergônicas. São os processos que apresentam
∆G negativo (∆G < 0) indicando que são energeticamente favoráveis e procederão espontaneamente até que o equilíbrio seja alcançado.
Reações endergônicas. São os processos que apresentam ∆G positivo (∆G > 0) o que significa que há absorção de energia e são não-espontâneos
(energeticamente não-favoráveis). O processo ocorrerá espontaneamente na direção inversa à escrita.
ANÁLISE: QUESTÃO 01
Reações termodinamicamente desfavoráveis são impulsionadas por reações exergônicas à qual estão acopladas. As reações exergônicas fornecem energia que dirigem as reações endergônicas. A interconexão entre reações endergônicas e exergônicas é chamada acoplamento.
ANÁLISE: QUESTÃO 01
QUESTÃO 02
“Diferencie um sistema onde ocorram reações químicas em cadeia na ausência e presença de enzimas catalisadoras. Dica: baseie-se nos conceitos de barreira de ativação e energia de ativação.”
ANÁLISE: QUESTÃO 02
Enzimas são um grupo de substâncias orgânicas de natureza geralmente protéica, com atividade intra ou extracelular, que têm funções catalisadoras, ou seja, catalisam reações químicas que, sem a sua presença, aconteceriam a uma velocidade demasiado baixa.
ANÁLISE: QUESTÃO 02
A velocidade da reação catalisada por uma enzima é