Bioquímica Ácidos Nucleicos
ÁCIDOS NUCLEICOS
São moléculas formadas por unidades complexas chamadas nucleotídeos. Cada nucleotídeo é um grupamento molecular formado por três subunidades: uma base nitrogenada, uma pentose e um grupamento fosfato.
Bases nitrogenadas púricas (A e G) e pirimídicas (T, C e U)
ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLÉICO (DNA)
Estrutura de um nucleotídeo
Nucleotídeos pareados no DNA
Nos seres vivos há dois tipos de ácidos nucléicos: o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA). O DNA dirige a síntese de proteínas, controla as atividades metabólicas e a arquitetura das células e dos seres vivos como um todo.
O RNA recebe as informações contidas nas moléculas de DNA e as transfere para os ribossomos, onde as enzimas e outras proteínas são produzidas.
Em ambos os ácidos nucléicos, as ligações entre os nucleotídeos sempre acontecem da mesma maneira.
O grupo fosfato de um nucleotídeo se liga à pentose de outro nucleotídeo, com a saída de uma molécula de água. O grupo fosfato desse outro nucleotídeo pode se ligar à pentose de um terceiro nucleotídeo e assim sucessivamente. Os nucleotídeos vão se enfileirando e formando longos filamentos chamados polinucleotídeos. As bases nitrogenadas que integram os nucleotídeos são classificadas em dois grupos: púricas
(adenina e guanina) e pirimídicas (citosina, timina e uracila). Os açúcares que entram na formação dos ácidos nucléicos são pentoses (monossacarídeos com cinco carbonos): ribose (RNA) e desoxirribose (DNA). O grupamento fosfato origina-se do ácido fosfórico e é o mesmo para os dois ácidos.
O DNA é o material genético das células. É grande e complexo e contém uma enorme quantidade informações. Pode se duplicar, gerando cópias perfeitas de si mesmo. Comandando a síntese de proteínas, controla o metabolismo e a arquitetura da célula.
Nas moléculas de DNA, o número de nucleotídeos com adenina é igual ao número de nucleotídeos com timina, e os