Bioquímica celular dos ácidos Nucléicos
Nome: Rodrigo Paulo Dos Santos N°26
Nome: _____________________ N°___
Introdução
Os ácidos nucleicos são as maiores moléculas encontradas no mundo vivo e responsável pelo controle dos processos vitais básicos em todos os seres. No trabalhado ira mostra um resume detalhado sobre esse assunto.
Bioquímica celulares Ácidos nucleicos
Ácidos nucleicos são considerados as ‘‘moléculas mestras” da vida. Nos seres vivos existem dois tipos básicos de ácidos nucleicos: o ácido desoxirribonucleico, representado pela sigla DNA ou ADN, e o ácido ribonucleico, representado pela sigla RNA ou ARN.
Os ácidos nucleicos são grandes moléculas constituídas por unidades menores denominadas nucleotídeos. Cada nucleotídeo, por sua vez, é constituído por unidades menores denominadas nucleotídeos. Cada nucleotídeo, por sua vez, é constituído por um grupo fosfato (íon derivado de ácido fosfórico) ligado a uma pentose (monossacarídeo com cinco átomos de carbono), que se liga a uma base nitrogenada.
A pentose, nos ácidos nucleicos, pode ser de dois tipos: ribose e desoxirribose.
As bases nitrogenadas, por sua vez, classificam-se em duas categorias: púricas e pirimídicas.
No DNA, a pentose é sempre a desoxirribose e as bases nitrogenadas que podem ser encontradas são: adenina, guanina, citosina e timina.
No RNA, a pentose é sempre a ribose e as bases nitrogenadas encontradas são: adenina, guanina, citosina e uracila.
Portanto, no DNA não existe uracila e no RNA não existe timina.
Conclusão
Os ácidos nucléicos são classificados em ácidos desoxirribonucleicos (DNA) que são encontrados no núcleo celular (Cromossomos) e algumas organelas, como cloroplastos e mitocôndrias, e em ácidos ribonucleicos (RNA) que se originam no núcleo, nos eucariontes, e atuam no citoplasma. Os ácidos nucléicos são grandes moléculas (poli nucleotídeos)