Bioquímica ed1
(a) O vitalismo era visto como um conceito não-científico, pois não existia nenhum método para testar ou provar que a “força vital” existia. Com o desenvolvimento das ciências biológicas a ideia do vitalismo foi se tornando obsoleta. A interação da matemática e da física com a biologia e a química foi trazendo ao homem a noção de microrganismos e moléculas, isso fazia com que novos conceitos biológicos se desenvolvessem para explicar os fenômenos que costumavam ser citados pelos vitalistas. Dois avanços, particularmente cruciais, para esse desenvolvimento foram a ascensão da genética e o Darwinismo.
(b) A química estuda basicamente os fenômenos onde ocorre a modificação ou transformação da matéria, ou seja, as reações químicas, com seus reagentes e produtos. A física estuda os fenômenos físicos, sem a transformação da matéria, apenas deformação, movimento, deslocamento, forças, dilatação, onda, eletricidade... A maior semelhança é que todos os fenômenos - químicos ou físicos - ocorrem na natureza e é a própria natureza que liga todas essas áreas da biologia que estudam o comportamento de tais fenômenos em relação aos seres vivos.
(c) Eu penso que ainda existe uma linha fina entre essas disciplinas que as separa por diferentes segmentos da ciência, mas para obter resultados mais precisos e perfeitos, precisa-se levar em conta todos os fenômenos ocorridos nas três esferas de conhecimento. Acredito que no futuro poderá haver uma disciplina que una as três para diagnósticos mais exatos de qualquer tipo de fenômeno natural ou provocado.
Questão 2
(a) A Bioquímica é a ciência que estuda os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. De maneira geral, ela consiste do estudo da estrutura e da função metabólica dos componentes celulares e virais, como proteínas (proteômica), enzimas (enzimologia), carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos (biologia molecular), entre outros.
(b) A “Lógica molecular da vida” consiste