Bioquimica
RADICAIS LIVRES: CONCEITOS, DOENÇAS CORRELACIONADAS, SISTEMA DE DEFESA E ESTRESSE OXIDADTIVO.
Diego Roberto Willians
Lis Regiane Favarin
Mauro Cezar Camargo
Natália Cabeza
RESUMO
Os radicais livres são produzidos no nosso organismo pelas células, durante o processo de queima do oxigênio utilizado para converter os nutrientes dos alimentos ingeridos em energia. Mas os processos metabólicos não são a única fonte de radicais livres. O problema surge quando ficamos expostos aos fatores de risco, pois essa exposição pode provocar uma acumulação de radicais livres no nosso corpo e é esse excesso que pode causar alterações irreversíveis nas células ou mutações que podem favorecer o aparecimento e desenvolvimento de células cancerígenas. Uma das melhores formas de se proteger contra a ação dos radicais livres é seguir um regime alimentar rico em nutrientes antioxidantes.
OBJETIVO
Este artigo tem como objetivo mostrar como e porque os radicais livres são formados, e de sua função maléfica para o nosso organismo como danificação nas células do nosso corpo sendo responsável pelo desenvolvimento de muitas doenças causadas pela reação desses radicais com as células do nosso organismo. Mostraremos também várias maneiras de se combater os radicais livres através do uso de substâncias antioxidantes.
Os radicais livres são átomos ou moléculas que possuem um elétron desemparelhado, este elétron é que faz com que estes átomos ou moléculas tornem-os extremamente reativos devido a sua estabilidade. São formado no interior das células através de reações de óxido-redução e a partir da perda ou ganho de um elétron. Na maioria dos casos os radicais livres são derivados do metabolismo do oxigênio como o superóxido (O2-), o hidroperóxido (HO2-), o hidroxila (OH-) entre outros, devido à presença destes radicais e dos mesmos serem derivados do oxigênio molecular essas espécies são também denominadas “Espécies Reativas