bioquimica
a) Biomolécula.
Biomoléculas são compostos químicos sintetizados por seres vivos, e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. São, na sua maioria, compostos orgânicos, cujas massas são formadas em 97,5% de C, H, O e N (Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Azoto) (Nitrogênio). Ou seja, são as vitaminas, Carboidratos, Lipídios, Proteínas etc. elemento principal é o carbono pois é capaz de formar quatro ligações. B) Homeostase.
Equilíbrio ou a estabilidade do meio interno do organismo. Regula o seu ambiente interno, de modo a manter uma condição estável mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico, controlado por mecanismos de regulação inter-relacionados.
c) Ligações covalentes
A ligação covalente é um tipo de ligação química realizada entre os átomos de hidrogênio, ametais e semimetais que compartilham entre si pares de elétrons.
d) Macromoléculas.
As moléculas são formadas por uma quantidade exata de átomos que se ligam covalentemente, enquanto as macromoléculas possuem um número indeterminado de átomos.
e) Proteínas
São substâncias moleculares complexas, de altos pesos moleculares, formados principalmente por aminoácidos ligados por ligações peptídicas. As proteínas podem reagir quimicamente pelo grupo amínico, pelo grupo ácido ou pelo radical R. As reações pelo grupo amínico ou pelo grupo ácido são reações gerais dos aminoácidos, e formadora das proteínas. f) Ligação Peptídica
Uma ligação peptídica é uma ligação química que ocorre entre duas moléculas quando o grupo carbóxilo de uma molécula reage com o grupo amina de outra molécula, liberando uma molécula de água (H2O). Isto é, uma reação de síntese por desidratação que ocorre entre moléculas de aminoácidos.
Questão 2: Escreva sobre as interações entre as biomoléculas, quais os tipos e suas características. As interações entre as biomoléculas podem ser do tipo covalente ou intermolecular.
Nas ligações covalentes o par de elétrons é compartilhado por