Bioquimica
Febre tifoide é uma doença infectocontagiosa causada pela ingestão da bactéria Salmonella typhi em alimentos ou água contaminada. Trata-se de uma forma de salmonelose restrita aos seres humanos e caracterizada por sintomas proeminentes, sendo endêmica em países subdesenvolvidos.
Causa
"Salmonella typhi" invadindo a célula humana.
O gênero Salmonella corresponde a uma bactéria, do tipo bacilos gram-negativos e anaeróbios facultativos, pertencentes à famíliaEnterobacteriaceae. Possuem metabolismo aumentado em comparação com outras bactérias.
A Salmonella typhi não é propriamente uma espécie, mas sim a designação comum do serotipo Salmonella enterica typhi (S.entericasubespécie typhi), que inclui várias outras subespécies que não causam esta doença. O serotipo Salmonella enterica paratyphi causa uma doença semelhante, a febre paratifóide.
O período de incubação é entre 1 a 3 semanas, geralmente 2. As bactérias são ingeridas e quando chegam ao lúmen intestinal invadem um tipo especializado de célula do epitélio do órgão, a célula M, por mecanismos de endocitose ou invasão direta, passando depois à áreas subserosas. Aí são fagocitadas por macrófagos, mas resistem à destruição intracelular. Como estas células linfáticas são altamente móveis, são transportadas para tecidos linfáticos por todo o corpo, como gânglios linfáticos, baço, fígado, pele e medula óssea. A sua disseminação é inicialmente pela linfa, e depois sanguínea.
Sinais e sintomas
Em regiões endêmica, a incidência de febre tifoide pode ser de 25 a 60 vezes maior entre indivíduos HIV positivos.1
Como a maioria das bactérias gram-negativas, possuem lipopolissacarídeos (LPS) na membrana celular, que atuam como fortes indutores de resposta imunitária, podem causar vasodilatação em todo o corpo, choque séptico etc.
Sintomas na primeira semana
Febre alta (40 graus);
Forte diarreia;
Mal estar;
Tosse seca
Dor de cabeça
Dor de barriga.
Outros sintomas que ocorrem a partir da