Bioquimica
As reservas de carboidrato fornecem energia para sustentar as funções biológicas por, aproximadamente, um dia, ao passo que as de lipídios fornecem energia para várias semanas.
Apesar do armazenamento de energia em forma de gordura ser mais eficiente, acumular energia em forma de carboidrato também é importante, já que a quebra controlada de carboidratos serve para manter os níveis de glicose no sangue constantes, sendo a fonte de energia mais importante para atividades extremas e repentinas.
questão 6
Após uma refeição rica em glicídios, grande parte da glicose presente no sangue é absorvida pelas células do fígado e convertida em glicogênio.Nos períodos entre as refeições , quando a taxa de glicose do sangue diminui , as células hepáticas reconvertem glicogênio em glicose,liberando este glicídio na circulação.
O glicerol e os ácidos graxos resultantes da digestão de lipídios são absorvidos pelas células intestinais, no interior das quais novamente convertidos em lipídios.
São lançados para os vasos intestinais , por onde chega a veia cava e chega ao coração.Apos uma refeição rica em gorduras , o sangue fica com aparência leitosa devido ao grande numero de gotículas de lipídios em circulação.
questão 4
Os principais carboidratos da dieta são: o amido, a sacarose e a lactose. O glicogênio, a maltose, a glicose livre e a frutose livre constituem frações relativamente menores de carboidratos ingeridos.
A absorção dos carboidratos pelas células do intestino delgado é realizada após hidrólise dos dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos em seus componentes monossacarídeos.
Após a absorção, a glicose no sangue aumenta e as células β das ilhotas pancreáticas secretam insulina que estimula a captação de glicose principalmente pelo tecido adiposo e muscular. O fígado, o cérebro e os eritrócitos, não necessitam de insulina para captação de glicose por suas células (tecidos insulino−independentes). Outros hormônios e