bioquimica
1 – REAÇÃO COM BIURETO
Fundamento teórico: O Biureto é um reagente analítico, composto de Hidróxido de Sódio (NaOH 2,5N) e sulfato de cobre 1% (CuSO4).
A reação do Biureto é detectar a presença de ligações peptídicas, dando positiva para proteínas e peptídeos com três ou mais resíduos de aminoácidos. A reação é também positiva para substâncias que contêm 2 carbonilas (-CONH2) ligadas diretamente ou através de um único átomo de carbono ou nitrogênio.
Os compostos com duas ou mais ligações peptídicas atingem uma coloração violeta quando submetidos a uma solução diluída de sulfato de cobre em meio alcalino. A intensidade da cor varia com a concentração de proteínas. Nesse exercício, o tubo de ensaio com água destilada foi utilizado como tubo controle, uma vez que a água não contém proteínas.
Uma ligação peptídica ocorre entre duas moléculas quando o grupo carboxilo de uma molécula reage com o grupo amina de outra molécula, liberando uma molécula de água ( H2O ). Isto é uma reação de síntese por desidratação que ocorre entre moléculas de aminoácidos.
Dependendo da complexidade da proteína ou do peptídeo em questão, a cor do produto de reação a presença do Biureto varia substancialmente: proteínas dão coloração violeta, peptídeos dão coloração rosa.
Para que a reação ao Biureto seja positiva há necessidade da presença de pelo menos duas ligações peptídicas na molécula, portanto, aminoácidos e dipeptídeos não apresentam reação positiva ao Biureto.
O tubo contendo água destilada no qual não ocorreu reação (resultado negativo), serve de referência para os tubos restantes, concluindo-se que os tubos cuja reação foi semelhante à do biureto com a água destilada, e teve resultado final negativo.
Por outro lado, nos tubos que ocorreram reações diferentes à da água destilada quando se adicionou biureto, ou seja, apresentara uma coloração violeta ou bem mais escura que o azul pálido apresentado na reação