José
Inteligência é o conhecimento do ambiente competitivo da organi- zação e de seu macroambiente, aplicado a processos de tomada de decisão, nos níveis estratégico e tático. Sistema de Inteligência Competitivo é o processo organizacional de coleta e análise da informação, que por sua vez é disseminado como inteligência aos usuários em apoio à tomada de decisão, tendo em vista a geração ou sustentação de vantagens competitivas. (Herring,1996,p.31) citado por (Marcial,Costa, Curvello 2002,p. 34)
Inteligência Competitiva é a prática de coletar, analisar e aplicar, legal e eticamente, informações relativas às capacidades, fraquezas e intenções dos concorrentes, ao mesmo tempo monitorando o ambiente competitivo em geral. Sempre visando aumentar e fortalecer os aspectos de uma empresa para se destacar no mercado.
Porém , em meio a tamanha busca de informações sobre concorrentes, diversas dúvidas são constantemente ressaltadas pelos funcionários das empresas, tais como: Quais meios são considerados legais para se alcançar os dados almejados ? Como utiliza-los de maneira competitiva? Existe um código de Ética a se seguir?
Segundo Garber (2001, p. 32) dados são "o elemento básico a partir do qual percebemos e registramos uma realidade". Tais dados são necessários para análise , durante a realização da inteligência competitiva. Existem diversos meios de se conseguir as informações de seus concorrentes, porém um dos utilizado, que mais se destaca é através de recursos tecnológicos: seja por mídias sociais, demonstrativos de resultados contabilísticos ( que são divulgados publicamente a cada ano fiscal encerrado), dados disponibilizados em artigos escritos na internet ou entrevistas para portais diversos , entre outros.
Estes meios , fizeram com que a espionagem entre empresas , fosse eliminada do mercado, tendo em vista que sua prática ( uma vez que descoberta) iria expor , tanto aos clientes, concorrentes, quanto funcionários e demais, uma imagem