bioquimica
A aula consistia na identificação de proteínas através da reação de biureto. O biureto é o nome da estrutura originada a partir da decomposição da uréia quando é submetida a uma temperatura de aproximadamente 180ºC, é obtido quando duas moléculas são aquecidas CO(NH2)2.
As moléculas de proteínas são formadas por centenas, milhares de aminoácidos, ligadas em sequência como os elos de uma corrente. Por serem relativamente grandes são comparadas á maioria das outras moléculas, as proteínas são consideradas macromoléculas.
Na identificação o aparecimento de coloração violeta na reação é decorrente dos íons cúpricos (bureto) provenientes do Cuso4 que formaram um complexo com as ligações peptídicas presentes na amostra, indicando, assim tratar-se de um peptídeo ou uma proteína.
No procedimento prático utilizamos dois tubos de ensaio, cada um contendo 2ml do reativo de biureto, e adicionamos 1ml de água destilada em um dos tubos e a solução de ovoalbumina no outro e comparamos os resultados; no tubo que continha água destilada não apresentou nenhuma variação no entanto o tubo com a solução de ovoalumina apresentou a coloração violeta de imediato indicando que havia ligações peptídicas e ser, portanto uma proteína.
Materiais utilizados:
- Reativo de Biureto
- Água destilada
- Solução de ovoalbumina
-Tubos de ensaio
- Galeria
-Pipetas pasteur
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM
PATRICIA DA SILVA LIMA JOSÉ NILTON FERREIRA MARCOS ANTONIO SOUSA DA SILVA
RELATÓRIO DE PRÁTICA BIOQUÍMICA
Caxias
2012
PATRICIA DA SILVA LIMA
JOSÉ NILTON FERREIRA
MARCOS ANTONIO SOUSA DA SILVA
RELATÓRIO DE PRÁTICA BIOQUÍMICA
Trabalho apresentado ao