Trabalho de antropometria
Relatório 3: Diagnóstico do trabalho de campo
Antropometria é a ciência da qual faz uso a Ergonomia, relacionada às dimensões do corpo humano e a relação que existe entre os diversos segmentos corporais. As dimensões antropométricas estão diretamente envolvidas aos alcances motores de um indivíduo e às posturas pelo mesmo adotadas. Quando se menciona que a antropometria estuda as dimensões do corpo humano, é preciso considerar que tais dimensões são obtidas em duas situações bastante distintas: Dimensões Estáticas e Dimensões Dinâmicas.
Na Antropometria Estática, são consideradas as dimensões do corpo quando o mesmo encontra-se em uma postura considerada neutra, sem que uma atividade motora esteja sendo desenvolvida. Seria uma obtenção de dados básicos em relação às nossas dimensões, sem grande profundidade.
Já na Antropometria Dinâmica são consideradas as dimensões dos diversos segmentos corporais quando se encontram em movimento, ou seja, são obtidas importantes informações relacionadas aos ângulos utilizados pelas articulações, os alcances dos segmentos corporais e, o principal, quais as posturas naturais e confortáveis adotadas.
“A presença de fontes de tensão no posto de trabalho, como excesso de temperatura, ruído e vibração representa condição desfavorável de trabalho. Estes fatores causam desconforto, aumentam o risco de acidentes e podem provocar danos consideráveis ã saúde.” (IIDA, 1990)
De acordo com pesquisas feitas sobre os postos de trabalho, estudou-se o Controle de Transporte Coletivo, onde é comprovado que as grandes cidades sofrem cada vez mais com os congestionamentos que ultrapassam o horário de rush. O problema é antigo e cada vez está em piores condições, gerando grande stress na população. O sistema de transporte público visa atender toda a população no translado casa-trabalho, ou casa-escola,