Resenhas
Diamante de Sangue conta a historia de apenas mais um conflito entre os tantos que afligiram a África sempre que uma substância de valor por lá foi encontrada. Dirigido por Edward Zwick, de O último Samurai, possui grande veracidade dramática e uma realidade de cenas acima de média. O roteiro, apesar de longo, prende do início ao fim. Teve cinco indicações para o Oscar. Filme: Para o dia nascer feliz Ao analisar o cotidiano de alunos e professores de escolas públicas e escola particular de grandes centros urbanos, o diretor do filme conseguiu revelar as diferenças entre cada quadro.
Quando o foco é voltado aos educadores, é possível perceber a falta de administração pública. A carência das escolas é enorme, tanto no que se refere à infraestrutura, quanto a outros tipos de suporte – cultural, psicológico. O descaso do governo em relação ao ensino acaba afetando diretamente o educador e o aluno, o que gera um círculo vicioso de professores desmotivados e alunos desinteressados.
E a partir dessa diferença que cabe uma reflexão sobre o título do documentário, que vem de uma canção de Cazuza, que diz “Pro dia nascer feliz, essa é a vida que eu quis”, pois muitos dos alunos entrevistados por João Jardim, não terão a vida que gostariam. Filme: A hora da Estrela Macabea, Alagoana de 19 anos, órfã de pai, mãe e da tia que a