Trabalho Antropometria
Será apresentado neste trabalho a definição do conceito de Antropometria, a história desta ciência, além das aplicações em projetos e adequações ergonômicas.
Antropometria
História
A origem da antropometria remonta-se à antiguidade, pois Egípcios e Gregos já observavam e estudavam a relação das diversas partes do corpo. O reconhecimento dos biótipos remonta-se aos tempos bíblicos e o nome de muitas unidades de medida, utilizadas hoje em dia é derivado de segmentos do corpo. A importância das medidas ganhou especial interesse na década de 40, provocada de um lado pela necessidade da produção em massa, pois um produto mal dimensionado pode provocar a elevação dos custos e por outro lado, devido ao surgimento dos sistemas de trabalho complexos onde o desempenho humano é crítico e o desenvolvimento desses sistemas depende das dimensões antropométricas dos seus operadores.
A antropometria era considerada uma pseudociência até meados do século XX. Nos séculos XIX e XX, a antropometria era utilizada, sobretudo para classificar criminosos pelas características faciais. Por exemplo, Cesare Lombroso’s Criminal (1895, afirmava que os criminosos tinham maxilares proeminentes e os carteiristas tinham mãos longas e barba rala).
No século XX, destaque-se o uso das técnicas antropométricas pelos nazistas, que usavam modelos de comparação corporal para tentar distinguir os indivíduos de raça Ariana dos não-Arianos, através do Departamento para o Esclarecimento da Política de População e Bem Estar Racial. Atualmente a antropometria (antropologia física) associada aos valores culturais (antropologia cultural) constituem um ponto importante nas questões que envolvem transferência de tecnologias, é a denominada antropotecnologia. E hoje a antropometria é aplicada em diversas áreas da medicina para estudar as doenças e anomalias que afetam as dimensões do organismo humano. O ramo que acompanha o desenvolvimento do corpo infantil,