Bioquimica
Actina é formada por unidades globulares formando-se cordões, em volta desses cordões possui um filamento fibroso que é chamado tropomiosina que agrupa-se com a tropamina. O deslocamento da tropomina junto com a tropomiosina ocorre na presença de um aumento da contração de cálcio.
Miosina é formada por uma cauda fibrosa do tipo de um filamento, essa porção fibrosa se torce resultando nas extremidades do filamento porções conhecidas como cabeça da miosina ou porção pesada. Nessa região encontra-se o local da ligação para o ATP, resultando assim a liberação da energia para a contração muscular.
Fibras tipo 1 -> conhecidas como fibras vermelhas, tem contração lenta, metabolismo aeróbio e alta densidade de mitocôndrias.O metabolismo do tipo oxidativo representa a quebra dos nutrientes com o objetivo de formar ATP. Mioglobina é uma proteína que tem como função armazenar oxigênio e está presente nas fibras musculares. Tem a cor vermelha por causa da presença de ferro na proteína. O lactato é formado durante a quebra de glicose na ausência de oxigênio, esse processo tem o nome de fermentação láctica e tem o objetivo de formar ATP.
Fibras tipo 2-> conhecidas também como fibras brancas, tem a contração rápida, metabolismo anaeróbico e baixa densidade de mitocôndrias. O glicogênio está presente no musculo esquelético e no fígado e é considerado uma reserva de glicose, durante a contração se a reserva estiver presente, poderá ser a responsável pela liberação de ATP quando passar pelo processo de fermentação láctica. Para ocorrer a fermentação láctica é necessário que as enzimas glicoliticas estejam ativas.
Sistema imediato -> Atividades que necessita de contração intensa em um curto espaço de tempo. A creatina é uma molécula que armazena fosfato, nesse processo pode ser responsável pela liberação de energia. Esse fosfato que se armazena na creatina pode reestruturar o ATP rapidamente.
Sistema a curto prazo -> Atividades que