Bioquimica
Carboidratos
1 – Dê 3 características gerais dos carboidratos (CHO).
São composto de Carbono, Hidrogênio e Oxigênio, a fonte principal de energia para a célula e são as biomoléculas mais abundantes na natureza.
2 – Quais as principais funções dos CHO? Função energética (glicose), estrutural (quitina), anticoagulante (heparina), crescimento e de reserva (glicogênio).
3 – Como podem ser classificados os CHO? Dê exemplos para cada classe mencionada. Podem ser classificados como Monossacarídeos por exemplo a frutose, a glicose e a galactose, como Oligossacarídeos ou Dissacarídeos: sacarose, lactose e maltose; e como Polissacarídeos: Amido e glicogênio.
4 – Considerando os monossacarídeos, quais as duas trioses mais comuns? Os monossacarídeos são carboidratos simples que apresenta em sua composição o grupo funcional aldeído ou acetona e de acordo com o numero de carbonos são classificados em trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptoses. As duas trioses mais comuns são o gliceraldeído (aldotrioses) e o diidroxicetona (cetotriose)
5 – Em relação aos oligossacarídeos, cite os mais comuns e sua composição. Oligossacarídeos são carboidratos formados por um pequeno numero de monossacarídeos unidos por ligação glicosídica (duas cadeias se unem e perdem água) formadas por duas hidroxilas e duas moléculas de monossacarídeo. Os mais comuns são a maltose composta por glicose+glicose, a sacarose por glicose+frutose e a lactose por glicose+galactose.
6 – Qual o tipo de ligação química observado na estrutura molecular dos CHO complexos?
Ligação Glicosídica
7 – Qual o carboidrato que se constitui na reserva energética dos animais?
O glicogênio.
8 – Qual o principal substrato energético para a maioria dos organismos? A glicose é o principal substrato oxidável para a maioria dos organismos.
9 – Cite os 3 processos envolvidos com a respiração celular. Diga se eles são