Bioquimica revisão quimica
1- Um átomo é a menor partícula de um elemento que exibe todas as características típicas do comportamento químico desse elemento. Os átomos possuem um núcleo constituído por prótons (com carga eléctrica positiva) e nêutrons (eletricamente neutros), rodeados por uma nuvem eletrônica constituída por elétrons (com carga elétrica negativa). A única exceção em relação a este caso é a do átomo de hidrogénio que possui exclusivamente um próton e um elétron. Massa do próton = 1,66057x10-27 Kg, Massa do nêutron = 1,66057x10-27 Kg, Massa do Elétron = 9,109x10-31 Kg. Cargas: Elétrons = -1,6 x 10-19 Coulombs, Prótons = +1,6 x 10-19 Coulombs, Nêutrons = eletricamente neutros.
2- Os elétrons estão distribuídos em camadas ou níveis de energia. Camada de valência é a camada mais externa do átomo. 3- Sim. Os elementos são colocados em faixas horizontais (períodos) e faixas verticais (grupos ou famílias) na tabela periódica. Em um grupo, os elementos têm propriedades semelhantes e, em um período, as propriedades são diferentes. Na tabela há sete períodos. Modernamente, cada coluna é chamada de grupo. Há, portanto, 18 grupos numerados de 1 a 18. A posição dos elementos na tabela periódica depende da sua distribuição eletrônica onde a quantidade de camadas determinará o período, a valência determinará o grupo e o subnível mais energético (s, p, d, f), sua classificação (representativo, transição externa, interna, gases nobres, etc).
Os elementos representativos ou típicos têm o último elétron colocado em subnível s ou p (grupos A), estão nos extremos da tabela.
Os elementos de transição têm o último elétron colocado em subnível d, apresentam subnível d incompleto. São dos grupos 1B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B e 8B. Estão localizados no centro da tabela periódica.
Os elementos de transição interna têm seu último elétron colocado em subnível f, apresentam subnível f incompleto. Estão divididos em duas classes: Lantanídeos (grupo 3B e 6º período. Elementos