Bioquimica reaçoes de enzimas
A agitação é uma forma de desnaturar proteínas, portanto ao agitarmos o tubo com água+ solução amostra e compararmos com o tubo que não foi agitado percebemos que o agitado observa-se facilmente pelo aumento da quantidade de espuma (devido ao aumento da tensão superficial da solução originada pela presença de proteína parcialmente desnaturada).
As enzimas sofrem os mesmos efeitos estruturais observados com as proteínas globulares pela variação de pH e de temperatura. Mudanças extremas de pH podem alterar a estrutura da enzima devido a uma repulsão de cargas, observamos isso ao diferenciar o tubo com solução amostra+ tampão pH 4 e tubo solução amostra+ tampão pH 8, o segundo teve uma coloração mais esbranquiçada e com maior quantidade de precipitado do que em relação ao primeiro.
2.Efeitos das substâncias:
Os ácidos tem a função de desnaturar as proteínas, porém a intensidade da desnaturação vai de acordo com o pH do ácido, quanto mais concentrado o ácido mais ele fará efeito.
Ácido/ tempo
5 minutos
10 minutos
20 minutos
30 minutos
Ácido ascórbico 0,1%
Nada mudou
Mais claro
Mais claro
Mais claro
Ácido cítrico 0,1%
Nada mudou
Mais claro
Mais claro
Mais claro
Ácido acético 0,1%
Nada mudou
Mais claro
Mais claro
Mais claro
Ácido acético 1%
Nada mudou
Mais claro
Mais claro
O mais clarinho de todos
Água
Nada mudou
Um pouco escuro
Continuou escurecendo escuro Observações: ao compararmos com os pedaços que estavam fora dos reagentes observamos que todos, exceto com água, obtiveram uma coloração mais clara e o com ácido acético 1% foi o mais eficiente.
3.Catalase: A enzima catalase é um exemplos de enzima de grande interesse na área de alimentos. Ela ocorre em plantas, animais e microrganismos. Nos animais e vegetais, acredita-se que a função dela é proteger os tecidos contra os efeitos tóxicos da água oxigenada (H2O2) formada durante o metabolismo celular, uma vez que acelera a decomposição dessa