Bioquimica celular
A carência de determinadas vitaminas pode acarretar raquitismo, anemia, esterilidade, problemas de visão, distúrbios mentais e nervosos, insuficiência cardíaca e dificuldade de coagulação sanguínea, entre outras deficiências. Por isso, faz-se necessário manter uma alimentação balanceada, que contemple a ingestão desses nutrientes.
As vitaminas são classificadas em lipossolúveis ou hidrossolúveis, ou seja, dissolvidas em lipídeos (gorduras) ou em água, respectivamente. As primeiras podem ser armazenadas no corpo com as gorduras, mas as pertencentes ao segundo grupo são eliminadas na urina e requerem ingestão diária para serem respostas continuamente.
Lipossolúveis
A: encontrada em alimentos como fígado, espinafre, acelga, cenoura, manga e abóbora, ela garante a saúde dos olhos e faz parte do sistema imunológico, responsável pela defesa do corpo contra infecções.
D: peixes e óleo de fígado de peixes contêm a vitamina, essencial para a absorção de cálcio e fósforo.
E: para prevenir a contração de doenças cardiovasculares, retardar o envelhecimento, fortalecer a imunidade, a vitamina E está em verduras, peixes, gema de ovo, germe de trigo e óleos vegetais.
K: leite de vaca, fígado, alface, espinafre e outras verduras têm o composto, importante para a coagulação sanguínea.
Hidrossolúveis
Ácido fólico: a formação das moléculas dos genes depende dele, nutriente encontrado em folhas verde-escuras, cereais, cenoura, damasco, abacate e melão. O componente também atua na proteção das artérias, no tratamento de anemia, além de prevenir úlcera intestinal.
B1 (tianina): para converter açúcar em energia, fortalecer a imunidade e participar de