Biopilhas
Introdução
As Biopilhas são usadas para reduzir as concentrações de constituintes do petróleo em solo através do uso da biodegradação, envolve o empilhamento do solo contaminado e, com isso a estimulação da atividade microbiana dentro da pilha através da aeração de minerais, umidade e nutrientes(nitrogênio e fósforo). As bactérias degradam os hidrocarbonetos adsorvidos nas partículas de solo, reduzindo assim suas concentrações.
Tipicamente, as Biopilhas são construídas sobre uma base impermeável para reduzir o potencial de migração dos lixiviados para o ambiente subsuperficial. Uma malha de dutos perfurados instalados na base da pilha e conectados a um compressor garante a perfeita aeração do conjunto.
Em alguns casos, constrói-se um sistema de coleta para o lixiviado, principalmente quando do uso de sistema de adição de umidade. As pilhas são, geralmente, recobertas por plástico para evitar a liberação de contaminantes para a atmosfera, bem como para protegê-la das intempéries. Compostagem através de
Biopilhas
Seção Transversal
Estrutura química/Biodegradabilidade Concentração dos contaminantes e efetividade da biopilha Estudo de Caso 1
Objetivo
Avaliação da tecnologia de Biopilhas para biorremediação de solo obtido dos arredores da Lagoa de Estabilização da
PETROBRAS, contaminado com óleo diesel comercial.
Práticas e Métodos
Caracterização do solo: O solo utilizado nesta pesquisa foi obtido dos arredores da lagoa de estabilização de Guamaré/RN, fornecido pela PETROBRAS/RN. Foram obtidos cerca de 50 kg de solo.
Preparo de amostra: É uma etapa importante na realização de análises físicas e químicas.
Práticas e Métodos
Teor de umidade total: Os microrganismos requerem condições mínimas de umidade para seu crescimento.
pH: Afeta significativamente a atividade microbiana.
Práticas e Métodos
Método de Walkley e Black: Caracteriza-se o solo