Biomédico
O termo bromatologia, que deriva do grego “broma”, tendo significado de alimento e “logos”, significando ciência, tem conotação de estudo dos alimentos. Ela tem função de analisar os alimentos de forma detalhada, a fim de determinar fatores de composição química, valor nutricional, valor energético, propriedades físico-químicas, seus efeitos no organismo e verificar se estes alimentos estão em condições determinadas para o consumo.
As análises bromatológicas são de grande importância, principalmente para proteger o consumidor de ingerir alimentos não adequados e são feitas por profissionais da área, treinados para executar tarefas nos laboratórios da indústria alimentícia e institutos relacionados à nutrição. Estas análises podem ser feitas por métodos convencionais, onde se usa vidrarias e reagentes, não sendo necessário o uso de nenhum equipamento sofisticado, como também com métodos instrumentais que precisam de equipamentos modernos para realizar as análises. A escolha do método depende do produto a ser analisado, visto que, determinado método pode ser mais eficaz para um tipo de alimento e não fornecer bons resultados para outro.
Quatro análises bromatológicas tem grande importância para o controle da qualidade dos alimentos: Umidade nos alimentos, Íons e matéria inorgânica/Resíduos minerais fixos nos alimentos, Rancidez e Gicídios.
Este relatório faz referência às quatro análises previamente citadas, seus resultados e comparação com a tabela _________, do alimento Biscoito Escureto, da Richester.
2 UMIDADE NO BISCOITO RECHEADO DE CHOCOLATE ESCURETO
A determinação da umidade é uma das medidas mais importantes utilizadas na análise de alimentos, pois está relacionada com a sua estabilidade, qualidade e composição, podendo afetar aspectos relacionados à estocagem, embalagem e até processamento. Umidade é a fração que engloba todos os constituintes voláteis à temperatura de