Fichamento "linguística e poética" jakobson. roman,
Leitura e Produção de Textos: Introdução aos estudos linguísticos e literários I. Docente: Prof. Dr. Paulo Andrade. Alexis Henrique Albuquerque Matarazzo.
JAKOBSON, Roman. “Linguística e Poética”. In: Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1970, pp 118-162.
▪ “A poética trata dos problemas da estrutura verbal (...) como a linguística é a ciência global da estrutura verbal, a Poética pode ser encarada como parte integrante da Linguística”. (p. 119).
▪ “É de se esperar que a Linguística explore todos os problemas possíveis de relação entre o discurso e o ‘universo do discurso’: o que, deste universo, é verbalizado por um determinado discurso e de que maneira. Os valores de verdade, contudo, na medida em que sejam – para falar com lógicos – ‘entidades extralinguísticas’ ultrapassam obviamente os limites da Poética e da Linguística em geral (...) de fato, qualquer conduta verbal tem uma finalidade, mas os objetivos variam e a conformidade dos meios utilizados com efeito visado é um problema que preocupa permanentemente os investigadores das diversas espécies de comunicação verbal (...) A pesquisa morfológica e sintática não pode ser suplantada por uma gramática normativa, e de igual maneira, nenhum manifesto, impingindo os gostos e opiniões próprios do crítico à literatura criativa, pode substituir uma análise científica e objetiva da arte verbal”. (p. 120).
▪ “Os estudos literários, com a poética como sua parte focal, consistem, como a linguística, de dois grupos de problemas: sincronia e diaconia. A descrição sincrônica considera não apenas a produção literária de um período dado, mas também aquela tradição literária que, para o período em questão permaneceu viva ou foi revivida (...) A escolha de clássicos e sua reinterpretação à luz de uma nova tendência é dos problemas essenciais dos estudos literários sincrônicos. A poética sincrônica não deve ser confundida com a estática; toda época distingue entre formas mais