Biomoléculas
Biomoléculas e bioelementos:
Breve introdução:
Toda a matéria que compõe a Terra, incluindo a formação do corpo dos seres vivos e objectos sem vida é constituído por uma combinação de cerca de 100 elementos químicos diferentes. No entanto, nem todos os elementos estão presentes na composição dos seres vivos. O corpo humano, por exemplo, é constituído pelos elementos carbono, hidrogénio, oxigénio, fósforo e enxofre. De acordo com teorias científicas sobre a origem da vida, eles combinaram de uma forma particular que permite o surgimento de moléculas. Estas moléculas são agrupadas e organizadas de forma espontânea, e dão origem a estruturas mais complexas: as células.
Célula: unidade básica de estrutura e função dos seres vivos (sistema aberto).
Bioelementos
Conceitos e classes:
Os bioelementos são os elementos químicos que constituem os seres vivos.
Dos aproximados 100 elementos químicos que existem na natureza cera de 70 encontram-se nos seres vivos. De estes 70 elementos, só uns 20 é que se encontram em todos os seres em certa abundância e cumprem uma certa função.
Podemos classificar os bioelementos em:
* Bioelementos primários: Carbono, oxigénio, hidrogénio e azoto. Representam 95% do total da massa. São os mais abundantes nos seres vivos. * Bioelementos secundários: Na, K, Ca, Mg, Cl. Estes elementos encontram-se em menor proporção do que os primários, mas são também imprescindíveis para os seres vivos. Em meio aquoso encontram-se sempre ionizados. * Oligoelementos: São aqueles bioelementos que se encontram nos seres vivos numa percentagem menor que 0.1%. Alguns, os indispensáveis, encontram-se em todos os seres vivos, entretanto, os variáveis, apenas alguns organismos necessitam deles.
Variáveis
Variáveis
Indispensáveis
Indispensáveis
Oligoelementos
Oligoelementos
Biomoléculas
Os bioelementos unem-se entre si para formar moléculas que damos o nome de biomoléculas. As biomoléculas são as moléculas