O uso abusivo de álcool e outras drogas na sociedade brasileira e seus rebatimentos no âmbito da família
Tatiana Rangel Reis[1]
Resumo: O artigo em questão busca efetuar uma reflexão sobre o tema da drogadição no contexto familiar, tendo como ponto de partida a atual Política do Ministério da Saúde para a Atenção Integral a Usuários de Álcool e Outras Drogas. Tomando como referência as transformações ocorridas no âmbito da família contemporânea, o artigo objetiva fornecer algumas ferramentas teóricas aos profissionais que lidam com este tema.
Palavras-chaves: drogadição, família, política pública, serviço social.
ALCOHOL AND DRUG ABUSE IN BRAZILIAN SOCIETY AND ITS REFLECTIONS IN THE FAMILY SCOPE: brief considerations
Abstract: This article is a reflection on the drug addiction in the family environment issue. Its starting point is the current Ministry of Health’s Policy about Total Care of Alcohol and Other Drugs Users. Considering as reference the changes that happened in the modern family, the aim of the article is to give theoretical tools to the professionals that work with this problem.
Key Words: Drug Addiction, family, public policy, social work
Introdução
Ao refletirmos sobre o uso de álcool e outras drogas no mundo atual, vários fatores conjugados entram em cena: o indivíduo, a droga, o cenário sócio-econômico, e, como não poderia deixar de ser mencionada, a família. A família tornou-se um eixo de preocupação importante quando o assunto são as drogas, entendidas aqui enquanto “substâncias utilizadas para produzir alterações, mudanças nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional” (SENAD, 2000: 04).
A preocupação com a família dos usuários de drogas no Brasil encontra-se na atual Política do Ministério da Saúde Para a Atenção Integral a Usuários de Álcool e Outras Drogas (Brasília, Ministério da Saúde: 2004), uma vez que é neste cenário que é