biomoleculas
Nome:Thiago Luis Sena De Sousa
Nº36
Turma:3ºano 3
Turno:vespertino
Tema:Biomoléculas
Manaus/AM
2014
Introdução
A análise da composição química de qualquer ser vivo atual mostra resultados iguais; encontramos água, sais minerais, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos. Tanto em células animais (60%) como vegetais (70%), a substância mais abundante é a água; ocupam o 2º lugar as proteínas, nas células animais, e os carboidratos nas vegetais.
Carboidratos são substâncias principalmente relacionadas à liberação de energia nas células. As proteínas têm um papel fundamentalmente estrutural, servindo para a construção da matéria viva. Algumas delas, as enzimas, estão também relacionadas ao controle e regulação das reações biológicas. Os lipídios apresentam tanto uma função plástica quanto de armazenar energia.
Ácidos nucléicos estão diretamente ligados às atividades de controle das reações, assumindo assim um papel de coordenação.
A água
Uma das propriedades mais importantes da água líquida é a sua capacidade de dissolver substâncias polares ou iônicas para formar soluções aquosas. O oceano, o sangue ou uma xícara de chá são exemplos de soluções aquosas. Todas as reações que ocorrem em nosso organismo se dão em soluções aquosas. Sem ela a vida em nosso planeta não existiria. A água, tal como o Sol, é praticamente indissociável da Vida na Terra. As plantas verdes captam a energia radiante solar e utilizam-na no processo da fotossíntese que transforma, por reações químicas, a água, o dióxido de carbono e sais minerais em compostos orgânicos, indispensáveis aos seres vivos como fonte de energia e para constituição e renovação das células. A fotossíntese liberta ainda oxigênio livre para a atmosfera que permite a respiração aeróbia.
A presença de água líquida determina várias características importantes