BIomimética
Pela definição da palavra dá para se ter uma idéia do que se trata essa nova ciência, pois uma tradução ao pé da letra do grego seria “imitação da vida”. Dividindo opiniões entre; se é uma nova ciência ou uma nova área de uma ciência já existente, a biomimética estuda e aplica ao uso humano as soluções de problemas naturais resolvidos pela própria natureza.
Um termo bastante usado na biomimética é ‘engenharia reversa’, pois se observa uma estrutura já pronta na natureza e se estuda como aquilo foi feito e de que forma pode ser ‘copiado’ para os humanos. Um exemplo disso foi o estudo da casa dos cupins, foi observado que da forma que é construída sua estrutura tinha uma ótima dispersão de calor e isso foi usado para construir um edifício de grande extensão em um local de clima quente sem que fosse necessário o uso de ar-condicionado, e a temperatura do prédio sempre mantida num nível de conforto adequado para as pessoas trabalharem ou viverem agradavelmente.
Outro exemplo, esse avançando consideravelmente a cada dia, é a construção de robôs que imitam a vida dos seres humanos, pelo lado oriental do mundo existe uma ‘batalha’ entre empresas na busca de uma máquina melhor que substitua algumas funções humanas. Já existem vários protótipos usados para diversas finalidades, como para medicina, atividades domésticas dentre outras, porém as pesquisas e estudos estão cada vez mais aperfeiçoando os robôs para verdadeiramente imitar ou até ser melhor que os humanos para certas atividades.
É uma ciência que está evoluindo muito, e ainda não tem produção em grande massa devido aos custos de produção de certas construções ou máquinas necessárias no caso dos robôs que imitam a vida. Porém é um importante avanço na tecnologia que trás bastante ajuda, e auxilia cada vez mais a vida humana, mesmo que imitando um hábitat natural já existente há muito tempo.
Aluno: Renato Amorim de Lima