Biomimetica
Este trabalho expõe a definição do conceito de Biomimética, assim como a apresentação das observações feitas aos sistemas vivos para a escolha de um exemplo que possui uma aplicação na engenharia.
Palavras-chave: biomimética.
1 INTRODUÇÃO
O ser humano, ao longo da sua evolução, procura na natureza inspirações para solucionar os problemas ao seu redor. A biomimética é a ciência que se baseia no estudo dos sistemas, processos e elementos da natureza com a finalidade de imitar e reproduzir tais mecanismos na criação e produção de novas tecnologias.
Atualmente, o conceito de biomimética já está muito difundido entre os cientistas, tanto que existem inúmeros exemplos onde o mecanismo de funcionamento dos sistemas vivos serviu de base para o desenvolvimento de tecnologias e produtos para melhorar o bem-estar da população.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Biomimética
Segundo Harkness (2002), a explicação do conceito de biomimética foi dada por Otto H. Schmidt (1913-1998), que em 1957, usou pela primeira vez o conceito de biomimética para nomear o método de busca em inspirações na natureza para resolver diversos problemas na engenharia.
O termo “biomimética”, deriva do grego bios (vida) e mimesis (imitação), ou seja, significa “imitação da vida”. Essa denominação foi popularizada por Janine Benyus, bióloga norte-americana e fundadora do Biomimicry Institute que, em 1997, publicou o livro “Biomimética – Inovação Inspirada pela Natureza”.
A biomimética tem como objetivo estudar o funcionamento dos sistemas vivos a fim de se criar soluções para os problemas do ser humano, unindo sustentabilidade, estética e funcionalidade. “Nós, os humanos, temos usado os recursos naturais de forma totalmente ineficiente e perdulária, com elevados custos ambientais. A biomimética nos oferece um caminho para aprender com os seres vivos como resolver nossos problemas de forma sustentável”, afirmou o engenheiro Jairo Siqueira, que desenvolveu o conceito de Criatividade