Elementos acerca da história do Basquetebol e do Voleibol e suas semelhanças e diferenças
O voleibol é, dentre os desportes coletivos, um dos mais belos e atraentes que existe. Tecnicamente é muito difícil para quem está iniciando, mas a partir de um tempo de treinamento o aluno começa a demonstrar boa desenvoltura no jogo, tornando-se um dos mais interessantes pela delicadeza de sua execução e pela atividade que demanda.
Proporciona a flexibilidade das articulações, a agilidade dos movimentos, a elegância dos gestos e das atitudes , educa o controle das emoções, amplia a capacidade respiratória, desenvolve a destreza, desenvolve e aperfeiçoa as qualidades morais do indivíduo, e o espirito de iniciativa e decisão, o senso de solidariedade e disciplina, a noção de coletividade e de amor e respeito próprio.
Sob o ponto de vista social, é uma recreação agradável e um processo poderoso de aproximação e de estímulo, incutindo em todos como esporte coletivo e espírito de corporação, imprescindível consistência de toda organização social. Agrada e diverte e beneficia.
O voleibol deve figurar em todos os programas a Educação Física para ajustar e desenvolver as qualidades físicas e morais do indivíduo. Justifica-se a realização desta atividade por preencher um tempo em que o aluno e/ou aluna estaria ocioso; visto que a comunidade em que a escola está inserida não oportuniza atividades esportivas suficientes que absorvam toda a população adolescente que nela mora. O/a aluno/aluna adolescente apresenta muito interesse, e pode se dizer, que há necessidade em realizar atividades esportivas onde eles possam movimentar seu corpo e estravasar sua energia tão característica desta fase da vida. É uma oportunidade em que o aluno vai conhecendo e gostando deste novo corpo adolescente que lhe é apresentado. E através do esporte os alunos vai estreitando cada vez mais seus laços com a escola, sentindo prazer em nela estar, sentindo cada vez mais pertencer a esta escola. Assim os alunos passam a fazer parte da história de sua escola; e a