Biometria Sistemas de Segurança
1. Introdução
A autenticação biométrica, baseada em características pessoais intrínsecas, há muito tem sido objecto do interesse da comunidade de segurança computacional. Entretanto, até pouco tempo atrás a sua adopção se restringia a ambientes de alta segurança e aplicações de identificação criminal, por razões de natureza económica e tecnológica. Com o aperfeiçoamento da tecnologia e a redução no custo dos dispositivos verificados recentemente, a biometria vem se popularizando, sendo frequentemente apontada como uma solução promissora para problemas de autenticação.
1.2. Objectivos gerais
● Breve abordagem sobre Sistemas de Controlo e Acesso;
● Tipos de controlo de acesso, conceitos;
● Abordagem sobre sistemas biométricos, conceitos, descrição, erros, segurança, vulnerabilidades;
● Abordar sobre DNA;
● Descrever tecnologia da retina, vantagens e desvantagens;
1.3. Metodologia
Para alcançar os objectivos preconizados par a realização do trabalho foi empregue a seguinte metodologia:
Consulta bibliográfica: Trata-se de um método de pesquisa ciêntifica que consiste na busca ciêntificas, que abordam sobre o tema, leitura de obras que versam sobre assuntos escolares extraindo deles alguns conceitos, tratando-se do tema em estudo facilitará de diversas abordagens teóricas.
2. Sistema de Controlo de Acesso
O conceito de segurança em um sistema computacional está relacionado à manutenção de três propriedades fundamentais: a confidencialidade, que garante que a informação somente seja revelada com autorização apropriada; a integridade, que garante que a informação somente seja alterada com autorização apropriada; e, a disponibilidade, que garante que a informação seja acessível aos legítimos usuários, quando requerida. Tem se tornado comum acrescentar duas outras propriedades, a autenticação, que garante que cada entidade seja aquela que alega ser, e