Sistemas biométricos
INSTITUTO POLITÉCNICO - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
SISTEMAS BIOMÉTRICOS
CURSO: Engenharia de Controle e Automação Professor (a) TIDIR: Patrícia Delgado
Diego A. dos Reis, Gustavo Vieira, Luma Monique, Haroldo M. Gonçalves, Marcella M. A. Costa,Nicolas Moura, Raphael M. N. Brito, Rita de C. M. Gomes, Wanderson G. Moreira
Resumo
Este trabalho tem como objetivo explicar o conceito da biometria e suas tecnologias que utilizam características biológicas para identificação de pessoas perpassando pelo processo de captura, registro, processamento, comparação e decisão. Será abordado a história e seu desenvolvimento até os dias atuais, esclarecendo que a principal aplicação é a segurança de identificação de pessoas, seja nas áreas criminal, social ou empresarial. Também serão explanadas algumas vantagens e desvantagens de seu uso.
Palavras-chaves – Biometria, tecnologia, identificação e segurança.
1. Introdução
O termo biometria faz referências a um sistema automatizado que pode identificar uma pessoa mediante características físicas e análise de dados biológicos. A palavra biometria tem origem grega que significa MEDIDA DA VIDA [bios (vida) + metron (medida)] (Alecrim, 2005).
Os chineses, assírios, babilônios, há 6 mil anos atrás foram os precursores do uso da biometria. Usaram-na de modo primitivo, carimbando as mãos e os pés das crianças em papel, de forma a distinguir uma criança da outra, após o nascimento.
A biometria moderna começa a ser estudada em 1858 por um professor de anatomia da universidade de Breslau, Johannes Evangelista Purkinje, onde o foco era classificar as impressões digitais. Com o avanço desse estudo Willian Herschel passou a aplicar impressões digitais no verso dos contratos (Canedo, 2010).
Em 1969, houve uma grande necessidade do FBI (Federal Bureau of Investigation "Departamento Federal de Investigação") de desenvolver um sistema automatizado, reduzindo o custo e tempo no